Empresas
Vem sendo notado nos últimos tempos um processo gradativo de criminalização da atividade empresarial, de modo que o holofote de investigação penal vem cada vez mais recaindo sobre empresas e seus respectivos centros de direção.
Questões sensíveis como a organização contábil, a higidez tributária e fiscal, a conformidade regulatória, ambiental e de relacionamento com os consumidores, o sistema financeiro e o mercado de valores mobiliários têm sido alvo de intenso escrutínio por parte do Ministério Público e dos demais órgãos policiais e de controle, colocando em cheque (em muitos casos, de forma irreversível) o patrimônio e a credibilidade de negócios construídos e consolidados ao longo de décadas de trabalho.
Operações policiais envolvendo crimes ambientais, fazendários (sonegações fiscais) e de combate à corrupção e lavagem de dinheiro, intrinsecamente relacionados ao contexto empresarial e econômico, foram responsáveis pela apreensão de mais de R$ 9 bilhões em patrimônio nos últimos anos, segundo o mais recente Relatório Operacional divulgado pela Polícia Federal.
Além do pesadelo da indisponibilidade e perdimento do patrimônio, outro fantasma, tão ou mais assustador, ronda a atividade empresarial: o risco sensível a que estão expostos os executivos, gerentes, sócios administradores e, em sentido amplo, o board gestor das empresas alvo.
As pessoas ocupantes de cargos e funções de gestão têm sofrido condenações em aproximadamente 82% dos casos levados à Justiça Criminal envolvendo o contexto criminal empresarial, muitas vezes sem provas claras da sua participação pessoal e direta em atos ilícitos no âmbito da empresa.
E aqui não se trata apenas de um risco patrimonial, mas também do risco extremo de privação de liberdade, o que pode alastrar a catástrofe nos negócios para a vida pessoal do gestor e, em muitos casos, de forma absolutamente injusta.
Grande parte destas condenações se deve ao déficit de informações jurídicas das empresas como fator de prevenção a riscos ou, ainda, à insuficiência técnica e de experiência dos profissionais que se aventuram na defesa criminal no contexto dos crimes empresariais e econômicos.
Só quem compreende a sensibilidade da atividade de mercado, notadamente a árdua missão do corpo diretivo da empresa na tomada de decisões difíceis, pode bem compreender a necessidade de se estruturar, com inteligência e velocidade, estratégias capazes de evitar ou, quando necessário, de contingenciar a crise penal no âmbito da empresa, preservando, inclusive, os gestores, o seu patrimônio, a sua reputação e a sua liberdade.
Nós não queremos que você ou a sua empresa façam parte desta preocupante estatística!
Por isso, a Heinrich Advocacia está preparada para construir possibilidades confiáveis em investigações e processos criminais envolvendo:
- Crimes contra a Ordem Econômica;
- Crimes Contra as Relações de Consumo;
- Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional;
- Crimes Contra a Ordem Tributária;
- Crimes Previdenciários;
- Crimes de Lavagem de Bens e Ativos;
- Crimes Ambientais.
Estes são apenas alguns exemplos de questões que podem deflagrar uma grave crise no âmbito da empresa e da vida pessoal e patrimonial dos sócios e gestores.
Construir um empreendimento de sucesso é uma tarefa árdua! Nós sabemos.
E é por isso que estamos sempre prontos a mobilizar esforços e articular as melhores estratégias para a defesa da atividade empresarial e das pessoas que empenham suas vidas, seus sonhos, seus esforços e seu patrimônio.
Converse conosco! Nós podemos ajudar!
Áreas de Atuação


PESSOAS
A maior parcela repressiva do Direito Penal está voltada contra a pessoa. É sobre a liberdade que incide a grande ameaça que a ....


EMPRESAS
Vem sendo notado nos últimos tempos um processo gradativo de criminalização da atividade empresarial, de modo que o ....


GOVERNO
Para determinadas pessoas e negócios, o relacionamento com poder público é muitas vezes inevitável, de forma voluntária ou não...


NEGOCIAÇÕES PENAIS
Apresentando-se como uma solução para a resolução de lides penais, a possibilidade do consenso tem o condão de mitigar o ...


CONSULTORIA JURÍDICA
LEGAL ADVISORY O ativo mais precioso que uma pessoa ou empresa pode ter é a informação. A tomada de decisões ...


VÍTIMAS
A pessoa que foi vitimada em uma situação penal também tem necessidade de assessoria jurídica de qualificada, uma vez que também tem grande interesse no deslinde do processo criminal instaurado...
Últimas do nosso Blog


Em 1997, o caso do índio Galdino Jesus dos Santos chocou o país. Ele estava dormindo em um banco na parada de ônibus da W3 Sul, em Brasília, quando cinco homens lhe atearam fogo. Galdino teve cerca de 95% do corpo queimado. Os sujeitos fugiram, porém, uma testemunha que passava no momento anotou a placa … JUSTIÇA EM CHEQUE – O CASO DO ÍNDIO GALDINO JESUS DOS SANTOS…


Para aqueles que ainda não sabiam, a Lei Maria da Penha possui esse nome em homenagem à senhora Maria da Penha Maia Fernandes, hoje uma líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres e que sofreu muito para que pudesse ver seu agressor atrás das grades. Maria da Pena de fato sofreu muitas agressões … MARIA DA PENHA E A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Read More »


É seguro afirmar-se acerca da necessidade de analisar sistemas, situações, ideias, fatos, argumentos etc., sobre um aspecto amplo, ou seja, buscar entender as mais variadas maneiras pelas quais se pode chegar a uma conclusão sobre determinado assunto. Nesta senda, tem-se que o(s) objeto(s) de estudo dos operadores do Direito também precisam ser examinados e debatidos … DIREITO PENAL IGUALITÁRIO: SERÁ? Read More »


Em um Estado de Direito, existe um conjunto de regras previstas em Lei – regras estas feitas pelo próprio Estado, obedecendo a uma forma de promulgação e com procedimentos, também previstos em Lei, para a garantia e manutenção destas disposições. Assim, o Estado, como ente regulador, não pode e nem deve esperar a obediência à … O DEVER ESTATAL DO PROCESSO JUSTO Read More »